terça-feira, 12 de maio de 2009

Deve faltar água nos próximos anos, afirma especialista



A água é cada vez mais um bem escasso no planeta e notadamente em nosso país. Seu volume total não está se reduzindo, porque não há perdas no ciclo de evaporação e precipitação; o que caracteriza a escassez é a poluição. Muito se fala em falta de água e que, num futuro próximo, teremos uma guerra em busca de água potável. O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontram o maior rio do mundo - o Amazonas - e parte do maior reservatório de água subterrânea do planeta - o Sistema Aqüífero Guarani.
Para Rodrigo Agostinho ambientalista, a água é mal distribuída. “Praticamente, 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população. Essa distribuição irregular deixa apenas 3% de água para o Nordeste. Essa é a causa do problema de escassez de água verificado em alguns pontos do país. Em Pernambuco existem apenas 1.320 litros de água por ano por habitante e no Distrito Federal essa média é de 1.700 litros, quando o recomendado são 2.000 litros”, desabafa.
Apesar dessa porcentagem, o Brasil ainda é considerado privilegiado em relação a outros paises, como por exemplo, Egito, África do Sul, Síria, Jordânia, aonde os problemas com recursos hídricos já chegam a níveis críticos. “Em todo o mundo, domina uma cultura de desperdício de água, pois ainda se acredita que ela é um recurso natural ilimitado. O que se deve saber é que apesar de haver 1,3 milhões de km\3 livre na Terra, nem sequer 1% desse total pode ser economicamente utilizado, sendo que 97% dessa água estão concentradas em áreas subterrâneas, formando os aqüíferos, ainda inacessíveis pelas tecnologias existentes”, afirma o ambientalista.
A água dos continentes está concentrada praticamente nas calotas polares, glaciais e no subsolo, a outra parcela é distribuída por lagos e pântanos, rios, zona superficial do solo e biosfera. “A água do subsolo representa cerca de metade da água doce dos continentes, mas a sua quase totalidade está localizada a 800 m de profundidade”, finaliza.









0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Não comente como anônimo, deixe seu comentário, identifique-se;
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se preferir inclua apenas a url do sete/blog;
- Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
- Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
- Pergunte, comente, opine!

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Obrigada pela visita, volte sempre!