quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Praia do Leão combina história e natureza

As praias do Arquipélago de Fernando de Noronha, localizado no estado do Pernambuco, a 545 quilômetros da costa, são divididas pelos locais entre as do “mar de fora”, na parte da ilha de frente para o oceano, e as do “mar de dentro”, voltadas para o continente.

No “mar de fora”, lugar mais agitado por causa dos ventos, a estrela é a Praia do Leão. A areia fofinha é famosa por combinar história e natureza.

Na costa, duas formações rochosas chamam atenção de quem visita o lugar: o monte que (dizem) lembra um leão-marinho deitado - daí o nome da praia - e o Morro da Viuvinha, com incontáveis ninhos de pássaros. No alto da praia, restos do Forte do Bom Jesus do Leão, com 13 canhões semienterrados.
                                                                                              

Detalhe da rocha que 'dizem' lembrar um leão deitado
                                 
Depois de ver tudo isso, vire-se para o mar. Pedras e recifes represam um pouco da água do mar e formam piscinas cheias de peixinhos.

Para aqueles que quiserem ver mais animais marinhos, saiba que a Praia do Leão é onde 80% das tartarugas que chegam ao arquipélago desovam, segundo o Projeto Tamar, que tem uma base em Noronha. Por isso, entre janeiro e julho, a praia fica interditada das 18h às 7h.

Quer ver uma tartaruga de pertinho? Então, siga para a Baía Sueste, bem próxima da Praia do Leão. Nesse ponto do mar, apesar de não haver muitas desovas, sempre há tartarugas adultas nadando.

Acredite, é quase certo que ao mergulhar você verá os animais. A Baía do Sueste tem acesso mais fácil. Por ser menos isolada, é ponto de encontro de bugueiros.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Não comente como anônimo, deixe seu comentário, identifique-se;
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se preferir inclua apenas a url do sete/blog;
- Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
- Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
- Pergunte, comente, opine!

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Obrigada pela visita, volte sempre!