segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Praias: as 10 mais do Brasil


1 - Fernando de Noronha - Pernambuco




Para assegurar o futuro desse ecossistema singular e exuberante, com aproximadamente 230 espécies de peixes, 15 variedades de corais e cinco tipos de tubarões, além de golfinhos e tartarugas, estudados pelo Projeto Golfinho Rotador e pelo Projeto Tamar, respectivamente, foi instituída uma Taxa de Preservação Ambiental e implantada uma legislação que proíbe atividades prejudiciais à natureza, desde acampar até catar conchinhas na praia.

Na única ilha habitada, também chamada Fernando de Noronha, as praias localizadas na face voltada para o Brasil, conhecida como Mar de Dentro, têm águas extremamente calmas, entre os meses de abril e novembro, ideais para banho e mergulho, com uma visibilidade que pode chegar a 50 metros. Nos demais meses, a mudança das condições do mar favorecem a prática do surfe, com ondas de 2 metros , em média, e picos que ultrapassam 5 metros .

Deste lado, ficam praias belíssimas, como Quixaba, Bode, Americano, Boldró, Conceição, Praia do Meio e Cachorro, mas os grandes destaques são para Cacimba do Padre, Sancho e Baía dos Porcos, todas de beleza excepcional, sem contar a extraordinária Enseada dos Golfinhos, balneário exclusivo destes simpáticos cetáceos, onde os humanos não podem ir apenas observar os flippers de longe, entrar na baía aos bandos, pela manhã, e ficar brincando durante horas.

No agitado Mar de Fora, região voltada em direção à África e acalmada em alguns pontos pelos arrecifes, a Praia de Atalaia e a Baía de Sueste, são magníficas, embora, no quesito plasticidade, a espetacular Praia do Leão reine de forma absoluta.

Fonte: Brasil Azul




2 - Praia Pedra Furada, Jericoacoara, Ceará

Considerada uma das praias mais bonitas do mundo, Jericoacoara está inserida em aréa de Parque Nacional


                                                               
A dificuldade de acesso, por exemplo, continua a mesma, já que a construção de estradas é proibida por lei. O povoado, que até 1998 tinha lâmpadas alimentadas por geradores, ganhou rede elétrica, porém toda ela subterrânea, e para suprir apenas as casas. Sem postes de iluminação pública para prejudicar a contemplação do céu, a noite continua a ser uma das atrações mais bonitas de Jericoacoara, principalmente na lua-cheia, quando o espetáculo do oceano prateado, entre coqueiros de cartão postal, é superado por um mar de dunas imensas, incendiadas pela luz do luar.


Depois da praia, a atração mais célebre do lugar é um enorme arco de pedra esculpido pelas ondas, chamado Pedra Furada. Uma das especulações sobre a origem do nome da aldeia diz que, em tupi-guarani, Jericoacoara significaria “jacaré quarando ao sol” e que a Pedra Furada, vista do mar, seria o olho de um gigantesco jacaré, cujo corpo seria o Serrote, pequena serra de formato peculiar que fica ao lado da vila.

O fato é que, entre 15 de junho e 15 de agosto, o sol, ao se pôr, encaixa no “olho” da pedra, atraindo mais gente ainda para o lugar, chamado Região Rochosa, onde também há diversas outras formações curiosas, entre as quais se destacam a Pedra do Frade, a Gruta da Malhada e a Piscina da Princesa.
           
Praticamente durante todo o ano, muita gente sobe a gigantesca Duna do Pôr-do-Sol, um dos poucos locais do continente brasileiro de onde é possível ver o crepúsculo ocorrer no oceano. Aliás, devido à sua peculiar posição geográfica, com mar tanto para leste como para oeste, Jericoacoara permite não só assistir o sol se esconder no Atlântico, como dele surgir de manhã.

Uma boa opção de passeio é ir a Camocim, visitar a belíssima Praia de Tatajuba, ou passar o dia em Jijoca e conhecer a Lagoa do Paraíso, freqüentada por velejadores, e a Lagoa Azul, cujas águas, ótimas para mergulho, impressionam pela transparência.



3 - Praia do Espelho, Curuípe, Bahia




Repletas de coqueiros e muita Mata Atlântica preservada, as praias da Bahia são verdadeiros ícones de cartão postal. Melhor que a fotografia, só mesmo a temperatura invariavelmente morna das águas e o sol tropical brilhando quase o ano inteiro. Em alguns destinos, a transparência do mar parece coisa de cinema. Mas as praias da Bahia possuem muitos outros efeitos especiais. Falésias, riachos, recifes de coral, piscinas naturais, água de coco e uma bela trilha sonora, com um ritmo pra lá de envolvente.

Entre Trancoso e Caraíva, na foz do riacho Curuípe, uma antiga aldeia de pescadores abriga duas das mais belas jóias do litoral brasileiro: as paradisíacas praias de Curuípe e do Espelho.

Por outro lado, graças às dificuldades do acesso, feito em estrada precária, e à consciência dos moradores, o lugar se mantém muito bem preservado, com sua exuberante Mata Atlântica e sua vegetação de restinga, mangue e alagados, em meio a falésias de tons brancos e avermelhados. Ao reformar as antigas casas de pescadores, houve uma clara opção em manter as características originais, valorizando a simplicidade e a rusticidade, com muito charme e bom gosto. 
 
O acesso a essa maravilha é também protegido por um sofisticado condomínio, o Outeiro das Brisas, com pousadas, casas de alto padrão e várias opções de lazer. Além da Praia de Curuípe e da Praia do Espelho, há outras que merecem ser visitadas, como as belíssimas Praia do Outeiro e do Amor (ou Setiquara), onde as caminhadas pela orla, aproveitando a maré baixa, rendem passeios imperdíveis.



                          Praia do Amor

 

Em Curuípe, algumas pousadas se orgulham de não oferecer televisão e de avisar aos hóspedes que ali o celular não "pega". Basta assistir o nascer do sol refletido na Praia do Espelho para descobrir que têm toda razão. Curuípe é um lugar especial, dentro da peculiares e deslumbrantes Costa do Descobrimento, a 25 km de Trancoso e 12 km de Caraíva. Um lugar feito para descansar e reencontrar a natureza em todo o seu esplendor.



4 - Praia do Carro Quebrado, Barra de Santo Antônio, Alagoas




Maceió é uma das capitais de estado mais bonitas do país, não só por ter o mar intensamente verde e lindas praias, como Garça Torta e Pratagi, mas também lagoas como a de Mundaú, com 9 ilhas bastante visitadas. Da praia de Pajuçara, partem jangadas para as piscinas naturais a 2 km do litoral.

No Litoral Norte de Alagoas, Maragogi, cujo mar transparente varia do azul ao verde, tem praias de águas calmas e uma imensa piscina natural, a 6 km da costa, conhecida como Galés. Porto de Pedras tem praias fascinantes, como Patacho e Tatuamunha.

Em São Miguel dos Milagres, o mar azul-turquesa é protegido por uma extensa barreira de corais e a costa tomada por fazendas de coco, num cenário paradisíaco. Barra de Santo Antônio possui piscinas naturais, falésias e praias maravilhosas, como a do Morro, da Ponta do Gamela e do Carro Quebrado.

A Praia do Francês tem, no seu lado esquerdo, o mar tranqüilo, graças aos recifes, de onde as jangadas saem para as piscinas naturais. Barra de São Miguel é um dos balneários mais completos de Alagoas, com dunas, falésias, mangues, lagoas e a foz do rio São Miguel, além de piscinas naturais e da belíssima praia do Gunga.

Coruripe tem 30 km de praias, entre as quais a mais bonita é a do Pituba, apesar do mar agitado. Penedo, fundada em 1565, ainda preserva o casario colonial e oferece passeios de barco ou bugue até as praias do litoral e a foz do Rio São Francisco, onde há dunas e piscinas naturais



5 - Praia Ilha do Farol, Arraial do Cabo, RJ






O fenômeno, chamado Ressurgência, traz para a superfície águas muito profundas e frias, ricas em nutrientes, provocando uma grande abundância de vida marinha. Aliada às características geográficas de Arraial do Cabo, projetada mar adentro, a Ressurgência contribuiu de forma decisiva para que a tranqüila aldeia de pescadores ganhasse renome nacional e qualificações como Capital do Mergulho, Caribe Fluminense ou Paraíso do Atlântico, não sendo incomum avistar golfinhos e baleias.

Com águas verdes e cristalinas, praias paradisíacas, íngremes costões rochosos, promontórios de beleza impressionante, áreas de Mata Atlântica e de restinga praticamente intocadas, ilhas, grutas, dunas, lagoas e salinas, Arraial do Cabo reúne um número extraordinário de paisagens diversificadas.

Na Ilha do Farol, também conhecida como Ilha de Cabo Frio, uma boa caminhada leva às ruínas do antigo farol, construído em 1833, de onde é possível, quando não há neblina, ver toda a Região dos Lagos. Esta ilha, que tem picos de até 390 metros de altitude, guarda tesouros como a Praia do Farol, já considerada a mais perfeita do país, com cerca de mil metros de extensão, areia fina e branca, grandes dunas e mansas águas azuis, de incrível transparência.

Outra relíquia espetacular de Arraial do Cabo é a Gruta Azul, cuja entrada permite que, na maré baixa, pequenas embarcações penetrem num amplo salão de 15 metros de altura, com paredes azuladas pela incidência do sol. Ao lado da gruta há uma enseada, cujo nome, Saco dos Ingleses, deriva do célebre desastre do Thetis, fragata britânica que afundou em 1830 e tem os despojos muito visitados por mergulhadores, a exemplo de outros quatro naufrágios. Para passar o dia inteiro na ilha, é preciso autorização especial da Marinha.




Do alto dos promontórios, a vista é magnífica. Do Mirante do Boqueirão, vê-se a Ilha de Cabo Frio, a Praia do Farol e o próprio Boqueirão, com uma panorâmica de tirar o fôlego.



6 - Praia Taipus de Fora, Barra Grande, Bahia
            


Entre as praias de Barra Grande, o principal destaque é Taipus de Fora, incluída entre as dez praias mais bonitas do Brasil, que, durante a maré baixa, oferece uma piscina natural de águas transparentes, como se fosse um aquário com um quilômetro de extensão, repleto de peixes e vida marinha. Irresistível para o mergulho, Taipus de Fora possui também a Lagoa Azul, boa para banhos, e um farol situado no alto de um morro com trilha para caminhada.

Barra Grande possui ainda outras belas praias de mar aberto, com destaque para Cassange, de mar com águas tranqüilas e coqueiros pela orla, e uma lagoa propícia à prática de esportes náuticos, além da própria Praia de Barra Grande, onde chegam os barcos vindos de Camamu, e da Praia de Três Coqueiros, de ondas fortes, onde as águas da Baía de Camamu encontram as águas do mar. Entre as praias voltadas para a Baía de Camamu, o destaque é a Praia da Ilha do Goió.

Além do acesso de barco através de Camamu, também é possível chegar a Barra Grande por uma precária estrada de terra, para carros equipados com tração, a partir de Itacaré. Os passeios de barco levam a locais de interesse turístico como Cajaíba, vila onde é realizada a construção artesanal de barcos, e a Ilha da Pedra Furada, com águas límpidas e bastante vegetação nativa. Outras boas opções de passeio incluem as vizinhas Camamu e Maraú.
 



7 - Porto de Galinhas, Pernambuco 



Sua praia principal, apontada como uma das dez melhores do litoral brasileiro, de fato é um deslumbrante cartão postal, com piscinas naturais que se formam, na maré baixa, bem junto à orla e onde flutuam inúmeras jangadas.

Represadas pelos corais, são verdadeiros aquários de águas cristalinas, mornas e mansas, cheios de peixes ornamentais. Na maré alta, Porto de Galinhas perde um pouco desse aspecto de Caribe pernambucano, mas não perde o encanto.

Além da praia da vila, tanto ao norte quanto ao sul, há diversas outras praias lindíssimas, praticamente todas com belos coqueirais, areias finas e piscinas naturais. Cerca de 7 km ao norte, a maravilhosa Praia do Cupe, onde fica a maior parte dos hotéis e pousadas, tem ondas fortes, que atraem surfistas, e, na maré baixa, piscinas naturais.

Em seguida vem a também magnífica Muro Alto, com um paredão de areia branca em boa parte da praia. Na maré baixa, surge uma piscina natural de 2,5 km de extensão. Última opção ao norte, a Praia de Camboa é para quem gosta de tranqüilidade. Região quase deserta, com areia fina, belo coqueiral e piscinas naturais na maré baixa.



                                 Praia de Camboa


A belíssima Maracaípe, logo ao sul de Porto de Galinhas, tem uma baía com ondas de até 2 metros, que atrai surfistas profissionais, e um charmoso pólo gastronômico. Cerca de 1 km mais ao sul, no estupendo Pontal de Maracaípe, além de surfe, é possível fazer passeios de barco em manguezais repletos de cavalos-marinhos, sendo proibidas embarcações com motor, para evitar danos ao meio ambiente.

A Enseadinha, a 13 km de distância de Porto de Galinhas, possui rica vegetação de mangue, águas mornas e ondas amortecidas por recifes de coral. Logo depois vem Pontal de Serrambi, que, na maré alta, oferece ondas boas para o surfe, sendo também muito procurada para mergulho por causa de diversos naufrágios.

A Praia de Cacimbas tem recifes de arenito de até 50 metros de largura. Na maré baixa, forma-se uma piscina natural com pequenas grutas esculpidas pelo mar. A Praia de Toquinho, a 21 km do centro de Porto de Galinhas, na maré alta, possui ondas fortes, e na maré baixa, uma grande piscina natural. A partir da Praia de Toquinho, é possível visitar a Ilha de Santo Aleixo, ilha particular, e realizar mergulhos em seu mar cristalino, com antigos naufrágios.









8 - Lençóis Maranhenses, Maranhão



Para chegar a esta formidável maravilha do Brasil, há diversos acessos, entre os quais se destaca a cidade de Barreirinhas, tanto pela proximidade das duas lagoas mais visitadas, Lagoa Bonita e Lagoa Azul quanto por sua estrutura hoteleira. Além de Barreirinhas, muitos turistas que vão aos Lençóis Maranhenses costumam se hospedar em Caburé, Atins, Paulino Neves, Tutóia, Primeira Cruz e Santo Amaro.

Raro e incomparável fenômeno da natureza, os Lençóis se estendem por 70 km ao longo da orla oceânica e avançam 50 km pelo continente, em direção ao interior, formando um grande areal, com uma superfície de aproximadamente 1550 km², repleto de uma infinidade de poços, lagos e lagoas, de água doce e cristalina, cujos tons variam do azul ao verde, entre alvíssimas dunas, que podem atingir os 40 metros de altura, num espetáculo impressionante.



Esse incrível mar de areias brancas e enormes dunas, a perder de vista, é uma espécie de Saara onde, no entanto, chove trezentas vezes mais que naquele inóspito deserto africano. A melhor época para conhecer os deslumbrantes Lençóis Maranhenses, é justamente no período das chuvas, entre dezembro e julho, quando as inúmeras piscinas, formadas ao longo de milhares de anos por um raro fenômeno geológico e pela precipitação de águas pluviais, estão mais cheias e refrescantes. Em algumas lagoas, é possível até encontrar peixes e aves migratórias.



9 - Bombinhas, Santa Catarina 






Costões rochosos e ondas que atraem surfistas, e a Praia do Estaleiro, com águas transparente e cercada de pedras, muito procurada para mergulho. A península possui ainda mais dezoito praias interessantes, Perequê, Porto Belo, Araçá, Caixa d'Aço, Bombas, Bombinhas, Sepultura, dos Ingleses, Quatro Ilhas, Mariscal, Conceição, Canto Grande, Porto da Vó, Zimbros, do Cardoso, da Lagoa, Triste e Vermelha.

Situada a cerca de 70 km de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e a aproximadamente 40 km de Balneário Camboriú, um dos destinos de praia mais visitados do estado, Bombinhas conta com uma ótima rede de hotéis e pousadas, bares e restaurantes.








Os principais atrativos turísticos de Bombinhas são as praias e também as ilhas, incluídas nos roteiros dos passeios de barco, como a belíssima Ilha de Porto Belo, que, além de praias e pontos de mergulho, oferece uma trilha ecológica em plena Mata Atlântica. A caminhada por esta trilha leva à Pedra da Cruz, que possui inscrições rupestres com idade estimada em quatro mil anos.

A Reserva Biológica do Arvoredo, considerada um dos melhores pontos de mergulho do Brasil, com visibilidade que, em algumas épocas, chega a alcançar 25 metros e abundante vida marinha, atrai um grande número de praticantes de mergulho, sob controle do Ibama.    



10- Praia do Francês, Alagoas
      


Sua principal praia, inicialmente chamada Porto dos Franceses, está cotada entre as dez melhores do Brasil para a prática de surfe. No entanto, do lado esquerdo, é protegida por uma barreira de arrecifes, que, na maré baixa, forma uma grande piscina natural, de águas calmas, mornas e transparentes, cujo tom varia do azul ao verde e convida ao mergulho e à contemplação.

De areia clara, fina e fofa, com muitas barracas erguidas na orla, a célebre Praia do Francês, que já foi considerada uma das mais bonitas da região, hoje em dia recebe bastante movimento, principalmente nos finais de semana. À direita, o trecho de mar aberto consagrado pelos surfistas, é mais sossegado.

Quem gosta de tranqüilidade, deve visitar a Praia do Saco da Pedra, que faz parte de uma reserva ecológica e pode ser alcançada a pé, pela própria Praia do Francês, na maré baixa, ou de carro, passando por propriedades particulares.


 
De areia fina, recifes e água tépida e cristalina, possui muitos coqueirais em meio à vegetação nativa. Outra opção de acesso à Praia do Saco, como é mais conhecida, se faz através de passeios de barco pela Lagoa Manguaba, de águas mornas e muito ricas em fauna e flora.

Os roteiros costumam incluir a Ilha de Santa Rita, maior ilha lacustre do país, com mais de 12 km² de superfície, pouso de aves migratórias e também inserida na Reserva de Saco da Pedra.



Fonte: Brasil Azul








0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Não comente como anônimo, deixe seu comentário, identifique-se;
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se preferir inclua apenas a url do sete/blog;
- Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
- Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
- Pergunte, comente, opine!

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Obrigada pela visita, volte sempre!